Blog de culinária, receitas diversas, com referência às propriedades e benefícios dos alimentos. Além disso, menções a outros temas como viagens, passeios, curiosidades. Mais páginas falando sobre ARTESANATO, SHOWS, MUSICAS, etc.

BO.BÔ

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

COMPOTA DE CASCA DE LARANJA

Casca de laranja

O ideal é escolher as laranjas orgânicas para reduzir ao máximo os níveis de pesticidas que são usados no cultivo das frutas. Este tipo de laranja é cultivado com menos substâncias químicas que as demais laranjas, por isso serão muito mais saudáveis. De qualquer forma, para eliminar rastros de pesticida, você pode lavar as frutas com uma colher de suco de limão e uma colher de vinagre dissolvida em um copo de água.

Usos da casca de laranja

  • A casca da laranja tem propriedades que melhoram a digestão e estimulam o metabolismo. Ela ajuda a combater naturalmente gases, acidez, vômitos e arrotos ácidos. Também é recomendada para estimular o apetite e aliviar náuseas.
  • Os principais benefícios da casca de laranja se devem ao seu óleo essencial “ D-limoneno”, o qual conta com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Este óleo essencial ajuda a neutralizar os ácidos do estômago e a promover movimentos intestinais saudáveis.
  •  A casca de laranja tem propriedades que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e as triglicérides, e promove a função hepática normal. Também conta com um flavonoide conhecido como hesperidina, que é eficaz contra o câncer de cólon e a osteoporose.
  • No âmbito da beleza, as cascas de laranja podem ser utilizadas para esfoliar a pele e eliminar as células mortas que podem provocar o surgimento de cravos e espinhas.
  • fonte: http://melhorcomsaude.com/nunca-jogue-fora-cascas-de-banana-e-laranja/
  • Então, para usufruir de uma maneira bem gostosa dos benefícios da casca de laranja;  experimente:
DOCE RARO E DELICIOSO!

INGREDIENTES:

10 LARANJAS MADURAS
ÁGUA
+ OU - 800 G DE AÇÚCAR ( 4 A 5 XÍCARAS)
16 CRAVOS
2 PAUS DE CANELA
1 COLHER DE CAFÉ DE BICABORNATO

MODO DE FAZER

1)Lave bem as laranjas, corte em 4 partes (conforme a foto);
2)Retire os gomos e deixe as cascas de molho por 24 horas (trocando a água por 4 vezes) para sair o amargo;

 
3) No dia seguinte, escorra essa água e leve ao fogo com 1 colher de café de bicarbonato para aferventar somente (isso ajuda a tirar o amargo mais rapidamente), apague o fogo, espere esfriar e escorra a água;
4)Em uma panela grande, coloque 3 xícaras de açúcar e deixe dourar um pouco, acrescente 2 litros de água, 16 cravos, canela em casca (quebre os pauzinhos). Quando esta calda ferver, adiciona as casca que estão escorridas e lavadas, deixe cozinhar por 1 hora. 

Conforme a calda for secando vá acionando 1 xícara de açúcar e 2 copos de água até as cascas ficarem bem macias. Estará pronto, quando a calda estiver grossa e moreninha;
5) Espere esfriar e coloque em pote de vidro

COMPOTA DE CASCA DE LARANJA
 DOCE DE CASCA DE LARANJA
Agora é só saborear. Sirva com sorte ou puro.

Obs: Este doce é raro devido ao tempo gasto para fazê-lo


 Compartilhe esta maravilha nas redes sociais.

FOTOS: By Conceição

 alimentação, receitas, doces, salgadas, pães, bolos, macarrão, verduras, viagens, passeios, lugares, fotos, musicas, shows, artesanatos, saúde, artistas, cultura, curiosidades, artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÕES, CRÍTICAS E OPINIÕES.